Looking through a Glass Onion

Minha foto
When I get to the bottom I go back to the top of the slide, where I stop, and I turn, and I go for a ride

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Reflexões...

Hoje não é dia de poesia.
É que eu tenho pensado, e sentido, e pensado mais ainda, e vejo que a arte é uma coisa inexplicável. Vejo que arte é algo que só o artista compreende em sua plenitude - é preciso executá-la para senti-la.
E por que precisamos dela? Por que - artistas do mundo - precisamos dessa coisa tão sutil e fugidia que é a arte, e todas as suas manifestações?

Penso nisso obsessivamente já faz mais de três meses, desde que me fizeram a perunta incômoda e surpreendente: "por que você escreve?"

É uma pergunta muito inteligente.
Por que ninguém a sabe responder. Comecei a perceber que arte não se resume a sentimentalismos, como alguns costumam acreditar; arte é sensação. E sentimentos são o quê, senão sensações? Arte é o inconsciente, é o amor, é a raiva, é a aflição, é tudo o que for sensação, é tudo o que vai acumulando nos cantos do cérebro, montando sua própria organização, uma lógica à parte e parcialmente incompreensível. Quando vem à tona, em forma de poema, desenho, dança, surge feita, pronta, de uma só vez.

Quem pensa que arte surge do nada, da inspiração, está enganado, a arte surge do exaustivo trabalho mental que a toda hora nos acomete, nas nossas impressões sobre o mundo.

E por que é tão necessária? Por que tão bela?

......
....

...........


Se eu soubesse...






Se alguém imaginasse como isso me inferniza!
Como eu queria explicar......

2 comentários:

Claucio disse...

Inferniza?

"Gosto de tocar Wagner (Cavalgada das Valquírias) para meus soldados soltarem seus demônios na guerra."

[filme Apocalypse Now, de 3h20 de duração, e que mesmo assim me fez assistir duas vezes na seqüência, de tom bão).

Talvez a arte seja o escoador desse inferno. O inferno que cada um sente único. Você faz a arte e descarrega, flutua, sobe, vê além.

Talvez a arte seja um vôo.

E as árvres somos nozes.

Padawan disse...

A arte não precisa de explicação...

Ela se encerra em sí mesma.
Algo que surge e morre no espaço, fazendo apenas um eco com nossos sentimentos.

Não precisa explicar não...